Aumenta a oferta no número de mamografias em Macau

foto16

Na semana da mulher, a Secretaria Municipal de Saúde comemora o aumento da oferta de mamografias oferecidas na rede pública. Segundo o secretário de saúde Tiago Oliveira, se comparado ao ano passado, em menos de três meses, já foram realizadas quase 100 mamografias, número que corresponde a mais de 50% do total de mamografias disponibilizadas em 2015.

Ainda segundo os dados revelados pela Secretaria de Saúde, se comparado ao mesmo período de 2015, o aumento é impressionante, e atinge mais de 350%. Apesar dos números que aponta um investimento maior na saúde preventiva, o secretário Tiago Oliveira alerta que ainda não há um meio seguro de prevenir o câncer de mama, chamando atenção para a necessidade e a importância do diagnóstico precoce.

“O auto-exame das mamas deve ser feito pelo menos uma vez ao mês, preferencialmente no mesmo dia do mês para que as mulheres se familiarizem com suas mamas”, lembrou o secretário que tem trabalhado através de sua equipe com esse tema em palestras, estimulando o auto-exame em todas as unidades de saúde.

Após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para detectar a doença e recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano, a partir daí. “As mulheres devem procurar um mastologista para acompanhamento e exames durante todas as fases de sua vida, mas principalmente a partir dos 40 anos”, alerta Tiago, lembrando que a doença está presente em todas as faixas etárias.