Prefeito participa da abertura do ano legislativo na CMM, presta contas e anuncia metas da gestão

12733531_953267011434375_2944205283000754450_n

Um balanço das ações da administração municipal nos últimos três meses e a apresentação de metas e investimentos para 2016. Estes foram os principais eixos da mensagem anual do prefeito em exercício Einstein Barbosa, lida no plenário da Câmara Municipal de Macau na tarde desta terça-feira (16). A mensagem do prefeito marcou a abertura do ano legislativo da Casa.

O prefeito Einstein Barbosa dividiu por segmentos as ações que serão desenvolvidas em 2016 pelas secretarias do Município. Assim, listou ações nos setores de saúde, serviços urbanos, assistência social, mobilidade urbana, obras, habitação, educação, tributação, urbanismo, cultura, esporte, turismo e agricultura.

Dentre as metas anunciadas pelo prefeito em sua mensagem, estão a entrega da UPA 24 horas, já em construção, a entrega do Centro de Beneficiamento Mariscos totalmente equipado, a conclusão da reforma de prédios dos PSFs, a exemplo de Diogo Lopes e a construção de uma moderna creche na Cohab. A reforma da nova sede da Guarda Municipal que vai funcionar na antiga escola Joana Sampaio e melhorias no Mercado Modelo também foram metas anunciadas que devem ser cumpridas a um curto prazo.

Ainda na mensagem, um dos destaques no pronunciamento do prefeito, foi a capacitação de funcionários em todos os setores nas áreas administrativa e financeira do governo. Einstein Barbosa elencou ainda como prioridade para este ano, mudanças no trânsito da cidade com um reordenamento e pavimentação de ruas no Distrito de Barreiras, além da construção de novas células no aterro sanitário.

Na Educação, o prefeito destacou o reajuste dos professores em 11,36%, mais o pagamento do terço de férias e ainda a renovação dos convênios com a Secretaria Estadual de Educação, UFRN, CEIMH e UERN. O prefeito anunciou como meta a aquisição de veículos para o transporte escolar.

índice

Crise

Einstein Barbosa também aproveitou sua participação na abertura dos trabalhos legislativos no Município para fazer uma prestação de contas dos noventa dias de gestão. De novembro passado, quando tomou posse em meio a uma crise administrativa e ao colapso dos serviços básicos prestados pela Prefeitura, até esse mês de fevereiro de 2016.

Ele citou números. De acordo com o prefeito, o Município enfrenta uma frustração de receitas e com consolidação da crise financeira, a gestão foi obrigada a intensificar as medidas de austeridade e a reduzir ainda mais despesas em relação aos cortes já efetuados anteriores.

O prefeito Einstein Barbosa encerrou seu pronunciamento na Casa Legislativo, reforçando o apelo pela união de esforços. Primeiro, aos auxiliares. Ele disse que a sua equipe está consciente dos desafios que deve enfrentar daqui para frente e renovou o pedido por empenho.

Einstein também dirigiu palavras específicas para os vereadores, afirmando que a Câmara Municipal é parceira nesse processo de resgate e reconstrução vivido pela administração municipal, defendendo o diálogo permanente e o respeito. “Eu apelo para a colaboração do Legislativo e de todos os seguimentos da sociedade”, concluiu.

Prefeito com equipe de governo