Einstein Barbosa: “Nosso trabalho permitirá colocar um dessalinizador piloto já em 2016”

IMG_3450 (1)Tentando buscar uma alternativa para minimizar o impacto da falta de água em Macau, o prefeito em exercício Einstein Barbosa confirmou que um projeto piloto de dessalinização deve entrar em funcionamento no município já em 2016.

Durante a entrevista ao Jornal Metropolitano, da TV Metropolitano, o prefeito informou que, graças a uma parceria com o Governo do Estado, já foi possível captar R$ 25 milhões para a construção do dessalinizador que usará água do mar para abastecer a cidade com água potável ainda em 2016.

De acordo com o prefeito, além de solucionar o problema da falta de água, o projeto pode incentivar a cadeia produtiva do sal da região. “Estamos implantando em Macau o projeto piloto de todo o Brasil em que o Banco Mundial está entrando com R$ 25 milhões já agora para o próximo ano. A meta é atingirmos três dessalinizadores, mas um deles já está autorizado com nosso trabalho em parceria com o Governo do Estado. Nosso trabalho permitirá colocar um dessalinizador piloto já em 2016″, disse.

Com esse projeto, o dessalinizador capta a água salgada do mar. Do total, metade da água do resulta em água doce pronta para o consumo e a outra metade resulta em concentrado salino, que pode ser encaminhado como insumo para as salinas da região, fomentando a economia local.