Secretaria de Saúde vai realizar exame gratuito para diagnóstico de glaucoma

Oftalmologista fará consultas para identificar o glaucoma

Oftalmologista fará consultas para identificar o glaucoma

A Prefeitura de Macau, através da Secretaria de Saúde realiza nesta quinta-feira, 05 de maio, atendimento com exame gratuito para identificar e tratar casos de glaucoma. Para facilitar o atendimento as pessoas deverão portar os seguintes documentos: cópia de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.

O ação de saúde acontece a partir das 08 horas da manhã, na Clínica da Família, e o atendimento abrangerá, além dos novos pacientes, as pessoas que já estão em tratamento, a fim de proceder a manutenção.

O secretário de saúde, Aparecido Coutinho,informa que o serviço de triagem e consultas será prestado por um oftalmologista e os usuários do SUS serão atendidos por ordem de chegada.

A meta da Secretaria de Saúde é diminuir  a demanda de casos de glaucoma que tem sido diagnosticados nas consultas e nas visitas domiciliares da equipe do Programa de Saúde da Família.

“O glaucoma é a terceira causa de cegueira no Brasil. A detecção precoce é a melhor forma de combater os danos causados pela doença”, alerta Coutinho, informando que foi pensando nisso que a Secretaria de Saúde estará neste dia 05 de junho focada no atendimento da população pelo Sistema Único de Saúde.

Sobre o Glaucoma

O glaucoma se caracteriza pelo aumento da pressão intraocular (PIO), que provoca lesão do nervo óptico e faz parte do grupo de doenças crônicas que incide em 2% da população geral, aumentando a incidência em pessoas com mais de 40 anos e principalmente após os 70 anos. Geralmente atinge os dois olhos, é uma doença hereditária, ou seja, os parentes em primeiro grau têm dez vezes mais chances de desenvolver a doença.

O Sistema Único de Saúde/SUS garante o tratamento para os pacientes portadores de glaucoma, com consultas com médico especialista, exames diagnósticos e dispensação de colírios e em alguns casos cirurgia.